
QUAIS ERAM AS FUNÇÕES DO OMC(Organização Mundial do Comércio)?
Suas funções são:
• gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio
• servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais)
• supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização(verificar as políticas comerciais nacionais).
Outra função muito importante na OMC é o Sistema de resolução de Controvérsias da OMC, o que a destaca entre outras instituições internacionais. Este mecanismo foi criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos sobre o comércio internacional entre os membros da OMC. As negociações na OMC são feitas em Rodadas.
Por: Lucas Fernando.
Pocha me dediquei,e vcs n fazem nenhum comentário :(
ResponderExcluirOi Lucas, não fica tristinho não....rsrsrs
ResponderExcluirAdorei sua pesquisa, valeu pelo esforço, mas agora vamos continuar pesquisando... e aí galerinha podem participar respondendo as questões:
1) Quando e onde ocorreu a última rodada da OMC?
2) Como foi a participação de nosso país nesse evento?
3) O que a OMC tem feito a favor dos países subdesenvolvidos?
Grande abraço, profª Adriana
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1)foi em doha em 2001,149 paises participaram e os temas eram:tarifas, agricultura, serviços, facilitação de comércio, solução de controvérsias, "regras"
ResponderExcluirA rodada Doha das negociações da OMC começou em novembro de 2001, com previsão de término em 2006. O objetivo era a adesão à Agenda de Desenvolvimento de Doha, e a partir daí negociar a abertura dos mercados agrícolas e industriais. A intenção declarada da rodada era tornar as regras de comércio mais livres para os países em desenvolvimento.
2)O Brasil tocava o bumbo, mas não marcava o compasso. Com essa rara imagem musical (já que agora tem paixão pelas metáforas futebolísticas), o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, define como era a atuação do Brasil na última grande rodada de negociações comerciais internacionais, a Rodada Uruguai, que criou a Organização Mundial do Comércio (OMC). Na reunião da OMC encerrada ontem, o próprio Amorim empunhou a baqueta, e seu pulso influenciou, sem dúvida, a marcação do ritmo, nervoso, da bateria em Hong Kong.
ResponderExcluirUm importante negociador americano, sob a condição de anonimato, descreveu a imagem do ministro brasileiro, um dos principais protagonistas do encontro em Hong Kong: carismático, uma mescla incomum de conhecimento técnico e visão política, Amorim seria, hoje, uma das principais referências na OMC, que impressionou os americanos por sua dedicação na tentativa de tirar do atoleiro a atual rodada de negociações comerciais. É também "expansivo", ou, como descreveu o americano, fala, nas reuniões, talvez cinco vezes mais que o segundo mais falante (em Hong Kong, mais de um negociador se queixou da loqüacidade - para alguns excessiva auto-suficiência - do brasileiro).